Páginas

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O que signfica Carreira?



            O conceito de carreira, a princípio derivado da palavra latina carraria, que significa “caminho para carros”, passou por diversas transformações ao longo de sua aplicabilidade histórica. Por volta do ano de 1530, o termo “carreira” identificava um caminho, ou o curso do sol através dos céus, por exemplo. Nas disputas de justa, em 1590, estava relacionado ao cavalo que, durante o combate, passava uma “carreira” em seu oponente. O significado contemporâneo do conceito de carreira adquiriu sua relação com o mundo dos negócios, a partir do ano de 1803, quando o termo foi associado à idéia de “caminho da vida profissional”.

            Comumente entende-se carreira como a soma de todos os cargos ocupados por uma pessoa durante a sua vida de trabalho. Porém, essa definição equivocada, contraria a raiz etimológica do termo, e acaba por impedir que o conceito de carreira seja plenamente assimilado por muitas pessoas leigas, e até mesmo por profissionais renomados. O termo Carreira, ao longo de todo o seu desenvolvimento histórico, sempre preservou sua essência etimológica. Significa um caminho. Não está associado a restrições temporais, mas espaciais. Ou seja, não indica um histórico profissional, mas um caminho, percorrido ou não, rumo a um objetivo.

No meio corporativo, o conceito de carreira, isto é, a relação entre o termo e sua aplicabilidade, define um percurso profissional rumo a uma especialização almejada, que, por sua vez, atenderá ao desejo de satisfação pessoal e profissional, da pessoa que busca realizar-se.

O planejamento de Carreira é fundamental para que esse caminho a ser percorrido, tenha uma direção bem definida, pois é uma via singular, que está diretamente relacionada às particularidades de cada pessoa, partindo do autoconhecimento à autorealização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário