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quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A importância da Ética e da postura profissional frente ao organismo empresarial





Certa vez, durante a avaliação de um candidato a uma posição que tínhamos em aberto, para atuar numa empresa da indústria de mineração, ao conversarmos sobre seus objetivos e metas profissionais frente ao desenvolvimento de uma carreira, este me falou sobre sua “metodologia de trabalho”, que consiste de uma simples iniciativa, por mim sintetizada abaixo:

·        Realizar todas as tarefas das quais fomos responsabilizados, e contribuir, com todas as nossas competências, em prol dos objetivos preestabelecidos pela gestão.

Se atentarmos para o fato de que toda a gestão espera de seus colaboradores a realização de suas tarefas com responsabilidade e competência, certamente identificaremos excelentes profissionais no mercado de trabalho e em ambientes corporativos. Mas, o que mais chamou minha atenção na colocação daquele candidato, foi ele ter um diferencial pelo qual é zeloso, e que o distingue dos demais profissionais. Ou seja, uma vez que ele realiza as atribuições de seu cargo, ou de sua posição na empresa, com competência e responsabilidade, e ainda beneficia o organismo empresarial, executando tarefas que não são diretamente de sua responsabilidade, torna-se distinto, desejável e indispensável à sua equipe. Em outras palavras, ele estabelece um novo padrão ao tornar-se referência, e realiza um “upgrade” na descrição de seu cargo, pois o próximo profissional a assumir sua posição, deverá estar apto a realizar as mesmas atividades deste, devendo possuir as mesmas competências.

Talvez a questão “qual é a relação entre ética e postura profissional, com o que foi escrito até agora?” já lhe tenha ocorrido. Primeiramente, vamos definir ética como o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de uma pessoa, de um grupo social ou de uma sociedade. Assim, passamos a compreender a ética profissional, em nível pessoal, e a ética empresarial, como os preceitos organizacionais estabelecidos pela gestão, que devem ser seguidos como normas da empresa.

A postura profissional refere-se às ações e ao comportamento da pessoa, baseadas em atitudes relacionadas ao conceito subjetivo deste, que lhe define seu “ser” e “fazer” profissional. Isto é, tendo como base seu entendimento do conceito de profissionalismo, a pessoa realizará suas ações e se comportará como considera ser adequado, em seu ambiente de trabalho.

            A importância da ética e da postural profissional no ambiente corporativo deve-se ao fato de que, o profissional que não corresponder aos preceitos e padrões preestabelecidos nas relações organizacionais, perderá a respeitabilidade mínima necessária para ser considerado, e assim, obter autoridade, isto é, a aprovação de seu “saber fazer” (know-how), pelos membros do organismo empresarial, para redefinir sua posição no organograma da empresa.

            Para que seja possível ao profissional, apresentar todas as suas competências aos seus gestores e colaboradores, este deverá obter destes, respeito e consideração, para vir a alcançar a autoridade (reconhecimento) necessária para a redefinição de sua posição junto ao organismo empresarial, e seu desenvolvimento no organograma empresarial.

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