Tradicionalmente
entende-se o processo de Recrutamento
& Seleção, como parte do subsistema da Administração de Recursos
Humanos (ARH), "Provisão de
RH", em que ocorre a busca por profissionais para preenchimento de
um cargo em aberto, solicitado pelo cliente, a partir de sua descrição e
análise.
Gostaria,
no entanto, de convidá-los a reflexão sobre o tema “RECRUTAMENTO ESTRATÉGICO”, frente ao atual mercado de trabalho
mundial, no qual o especialista é cada vez mais valorizado, ao mesmo tempo em
que o conhecimento generalista, e interdisciplinar, de tão banalizado passou a
ser um pré-requisito ideal do profissional “indispensável”.
É
cada vez mais comum observarmos recrutadores confusos, que recorrem a
ferramentas inadequadas (como sites com banco de currículos, redes sociais,
listas de empregos em blogs ou e-mails), por não terem uma estratégia de
recrutamento bem definida, sendo esta, essencial para qualquer recrutador,
headhunter ou pessoa que simplesmente deseja suprir sua demanda por recursos
humanos.
Mas
como podemos definir os parâmetros para a realização de um recrutamento que
seja estratégico?
Proponho
as seguintes considerações:
1º
- Elabore uma descrição e analise do cargo de acordo com as necessidades do
cliente, a realidade deste, sua realidade como recrutador, e a realidade do
mercado de trabalho.
A
descrição e a analise do cargo, quando idealizadas,
são empecilhos a todo o processo de provisão de recursos humanos, visto que
este ocorrerá segundo as possibilidades do mercado de trabalho, e do mundo
real. Caso algum dia, possamos recrutar no “país
das maravilhas”, ou na “terra do nunca”, então será viável encontrarmos profissionais com mais de 10 anos de experiência,
proficientes em 3 idiomas, com menos de 40 anos de idade, residentes ao lado da
empresa contratante, que estejam dispostos à receber uma remuneração bem
abaixo da praticada no mercado.
2º
- Conheça profundamente os hábitos e rotinas do profissional que terá de
encontrar.
Além
do que está descrito no cargo, e de sua análise, cabe ao recrutador estudar os
hábitos e rotinas dos profissionais que costumam ocupar a posição a ser
preenchida, a fim de adquirir informações preciosas para as próximas etapas do
processo de recrutamento estratégico.
Saiba
responder o que o profissional faz, como, onde, quando e porque (descreva um lead
sobre o mesmo, contendo respostas para as perguntas: QUEM? FAZ O QUÊ? ONDE? QUANDO? COMO? POR QUÊ?). Pode parecer
desnecessário, mas vai ser de grande auxilio durante a seleção.
3º
- Identifique e estude o ambiente em que o profissional a ser encontrado deverá
estar disponível.
Com
relação a essa etapa, trata-se de um princípio bem simples: Não se pesca na grama, pois nela não haverá
peixe algum nadando.
Se
você respondeu as questões anteriores, será fácil identificar o ambiente
propício ao recrutamento, como sites, redes, empresas e demais “locais” em que
os possíveis candidatos ao cargo estarão acessíveis.
4º
- Conheça as ferramentas que dispõe, e saiba utilizá-las profissionalmente.
Não
é à toa que se faz uma analogia entre a caça e os processos de recrutamento,
pois os princípios são equivalentes.
Atualmente
dispomos de diversas “armas de caça” para recrutarmos possíveis candidatos às
posições em aberto. No entanto, nenhuma ferramenta tem serventia sem alguém que
sabia utilizá-la corretamente, assim como, um violino só emitirá sons agradáveis
quando tocado por um violinista profissional.
O
bom recrutador é aquele que conhece as ferramentas que dispõe, e as utiliza da
melhor forma possível. Os sites de busca, por exemplo, devem ter seus mínimos detalhes
explorados durante um recrutamento que possa ser considerado “estratégico”.
5º
- Crie táticas de recrutamento adequadas ao objetivo estratégico.
Durante
uma caçada as armas são componentes de uma tática adotada estrategicamente.
Dentre elas podemos citar, por exemplo, as armadilhas, os apitos que atraem a
presa, a isca exposta para que a caça fique parada enquanto se alimenta,
podendo assim, ser abatida com mais facilidade, etc.
No processo de recrutamento de recursos
humanos, os profissionais disponíveis em seu ambiente devem ser captados
estrategicamente, mediante o uso tático das ferramentas de recrutamento disponíveis.
Este
item mescla as informações dos itens anteriores 2, 3 e 4, e define o tipo de
abordagem, contato, oferta e negociação a ser estabelecido com o possível candidato
almejado.
6º
- Cative o profissional contatado.
Ao
ser abordado, o profissional deverá ser cativado pelo recrutador, mesmo que
venha a declinar a oferta de recrutamento. Como dizem “o mundo dá voltas”, e a “Poupança
Bamerindus” nem existe mais.
Preserve
o contato dos profissionais identificados e nunca deixe de manter uma boa relação
com os mesmos, principalmente com os que não foram selecionados pelo cliente,
visto que poderão ser direcionados a novas oportunidades. Um “estoque” é sempre
útil, seja para economizar tempo, ou para situações emergenciais.
Neste
item considera-se essencialmente o fator “Empatia”. Seja amigável, mesmo que a
relação deva ser estritamente profissional.
Certa vez,
um de meus contatos profissionais, candidato a uma posição para a qual recrutei,
me adicionou à sua lista de e-mails. Constantemente recebo piadas, vídeos e
brincadeiras dele, em minha caixa de mensagens. Talvez você até considere isso
um abuso, ou algum incômodo. Para mim, receber seus e-mails é saber que, além
dele estar vivo e bem, ainda está disponível para novos contatos profissionais,
e isso significa fonte de recrutamento. Nunca as despreze.
7º - Esteja sempre se aprimorando e
atualizado.
A cada dia surgem novos ambientes,
novas oportunidades, tecnologias, ofertas e demandas.
ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO.
ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO.
Antigamente o Orkut era a maior rede
social do Brasil. Atualmente, é apenas a mais popular. Posições operacionais
são facilmente preenchidas tendo-a como fonte de recrutamento, enquanto que o
Linked In atende à demanda executiva.
O e-mail é um poderoso, e rápido,
meio de comunicação através do qual, podem-se oficializar contatos e
propostas. Os telefones celulares e tablets,
viraram convergência de mídia e meios de interação.
Em suma, não “cace” um tanque, com
arco e flecha. Além de inútil, é uma falta de respeito com os profissionais, disponíveis
para o nosso contato, no mercado de trabalho. Esteja atualizado para melhor definir sua estratégia.
Recrutadores inteligentes.
Recrutadores estratégicos.